AGEAC e PRF Intensificam Parceria para Combater o Transporte Clandestino no Juruá

A parceria estratégica entre a Agência Reguladora dos Serviços Públicos (AGEAC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/AC) na região do alto Juruá é uma iniciativa de grande importância para a segurança viária e o cumprimento das regulamentações no Acre. Formalizada em agosto, essa colaboração está resultando em uma série de operações conjuntas, compartilhamento de informações e padronização de procedimentos.

A AGEAC desempenha um papel fundamental na fiscalização das vias, com foco na garantia da segurança e eficiência das operações de transporte, na proteção dos direitos dos passageiros e no estrito cumprimento das regulamentações intermunicipais, abrangendo aspectos como normas de segurança, manutenção e padrões operacionais.

A crescente presença de veículos não regulamentados oferecendo serviços de transporte na região tem levantado sérias preocupações. Esses veículos operam frequentemente sem as devidas verificações de segurança e habilitação, representando riscos significativos para os passageiros e ameaçando a qualidade dos serviços públicos de transporte.

A cooperação entre a AGEAC e a PRF/AC visa aprimorar a fiscalização rodoviária, tornando-a mais eficaz. Isso beneficia diretamente a população, garantindo viagens mais seguras e coibindo práticas ilegais no setor. O envolvimento da PRF, com sua experiência na aplicação da lei e na fiscalização, complementa a prática da AGEAC em regulamentações específicas de transporte intermunicipal.

Além das operações conjuntas e do compartilhamento de informações, essa parceria também tem potencial para promover a educação e a conscientização dos motoristas e operadores de veículos, destacando a importância do cumprimento das regulamentações e os perigos associados ao transporte clandestino.