Colaboração: AGEAC e Energisa Unem Forças para Garantir Segurança na Distribuição de Energia durante Alagações

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) participou, nesta última segunda-feira, 26, de um “Workshop de Segurança com a Comunidade” voltado para aprimorar a segurança na distribuição de energia, oferecido pela empresa Energisa, especialmente em meio às adversidades causadas por alagações no estado.

Durante o evento, foram abordados temas importantes visando prevenir acidentes com o objetivo de disseminar orientações sobre os riscos e perigos com a rede elétrica durante como as enchentes que atingem 17 municípios do Acre.

O Workshop contou com a presença ativa de importantes secretarias e órgãos do estado, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Conselho Regional de Engenharia de Agronomia do Estado de Acre (CREA-AC), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (SEJUSP), Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo do Acre (SEHURB), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE), Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Secretaria de Obras Públicas do Acre (SEOP), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEINFRA).

Dentro deste contexto, as secretarias e entidades participaram ativamente, buscando alinhar forças, contribuindo com conhecimento e recursos, fortalece tanto as ações preventivas quanto as de resposta em meio à calamidade causada pelas alagações, representando um esforço coletivo voltado para a segurança e o bem-estar da população.

“A Energisa tem um plano de contingência que assegura a realização de medidas para garantir segurança e agilidade no atendimento as famílias que estão sofrendo com o avanço das águas. O objetivo aqui foi reunir as instituições e alinhar as ações para melhor atendimento dos clientes diante desse cenário de crise”, comentou o coordenador de proteção da Energisa Acre, Bruno Rodrigues.

Plano de Contingência:

Por conta do risco de acidentes com a energia elétrica devido o transbordamento do rio Acre em Assis Brasil e de igarapés em Rio Branco, a Energisa Acre contabiliza o desligamento de 3,5 mil clientes em todo o Estado. A concessionária segue monitorando a cheia dos rios e assim que oferecer segurança, o fornecimento será restabelecido.

De acordo com o Diretor-Técnico da Energisa Acre, Antônio Matos, a ação da empresa ocorre sempre em parceria com o poder público. “Nossa prioridade é a segurança. Energia e água não combinam, por isso, estamos fazendo esse trabalho de conscientização, além de nossas equipes estão atuando diuturnamente nos municípios afetados pela cheia”, destacou.

A Energisa reforça que ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente precise deve entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.

Cuidados Elétricos em Áreas de Alagamento: Proteja-se e Previna Acidentes

Diante de situações de alagamento, é crucial adotar medidas de segurança para preservar a integridade de todos. Aqui estão algumas orientações importantes:

1. Evite Proximidade com Postes e Árvores: Durante ventanias e temporais, afaste-se de postes de energia elétrica e árvores. Isso reduz o risco de choques, especialmente por descargas atmosféricas.
  2. Proteja sua Casa: Se a sua residência for atingida pela água, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral). Caso o medidor também esteja ameaçado pela água, entre em contato imediatamente com a Energisa.
  3. Desconecte Equipamentos: Desligue todos os equipamentos eletrodomésticos das tomadas para evitar danos e possíveis curtos-circuitos.
  4. Cuidado com a Umidade: Evite mexer em aparelhos elétricos com as mãos úmidas ou os pés molhados para prevenir acidentes.
  5. Não Suba em Postes Mesmo Desligados: Mesmo que a rede elétrica esteja desligada, evite subir em postes, pois a energia pode ser restaurada sem aviso prévio, causando acidentes graves.
  6. Revisão Pós-Alagamento: Após a diminuição do nível da água, busque a avaliação de um eletricista para revisar a instalação elétrica antes de religar os disjuntores.
  7. Rompimento de Fios: Em casos de fios elétricos rompidos devido a quedas de árvores ou tempestades, mantenha distância e informe imediatamente à Energisa.

Estas medidas visam garantir a segurança de todos em momentos desafiadores. Ao seguir essas orientações, você contribui para evitar riscos elétricos e preservar o bem-estar de sua comunidade. Em caso de dúvidas ou situações de emergência, não hesite em contatar a Energisa para assistência imediata.