Agência Reguladora Explora Parcerias em Visita à ANTAQ em Rondônia

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) está realizando uma visita técnica à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com atividades fiscalizatórias que estão sendo conduzidas em Guajará-Mirim, Rondônia, nos dias 18 e 19. Essa iniciativa marca um importante passo rumo à possível celebração de um Acordo de Cooperação Técnica e Operacional (ACT), essa iniciativa permitirá a troca de conhecimento especializado para o desenvolvimento de projetos conjuntos, promovendo ações e aprimoramentos alinhados com as melhores práticas estabelecidas pela ANTAQ.

O convite ocorre em um momento crucial, pois ambas as agências estão discutindo a possibilidade de firmar um Acordo de Cooperação Técnico para fortalecer as atividades regulatórias da AGEAC e promover o desenvolvimento dos serviços aquaviários no estado.

O presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão, expressou sua satisfação com essa oportunidade de intercâmbio: “Estamos entusiasmados em colaboração com a ANTAQ e em aprender com suas práticas bem-sucedidas. Essa experiência será fundamental para fortalecer nossa atuação regulatória no Acre e para impulsionar o crescimento do setor aquaviário em nossa região.”

Durante a visita em Guajará-Mirim, os representantes da AGEAC tiveram a oportunidade de observar diretamente as atividades de fiscalização realizadas pela ANTAQ, incluindo inspeções, verificações de conformidade e análise de procedimentos operacionais. Essa troca de conhecimento e experiência reforça o compromisso mútuo das agências em trabalhar em conjunto para garantir padrões elevados de segurança, eficiência e qualidade nos serviços aquaviários.

Estavam presentes o Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários e Chefe Substituto da unidade regional da ANTAQ, Derivaldo Gomes Júnior; o Técnico em Regulação da ANTAQ, Nataniel da Silva Júnior; o Presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão; e os servidores da AGEAC, Chefe do DITRANS, Edson de Castro Júnior; e o Chefe do SERCOF, Júlio Figueiredo.

A AGEAC continuará explorando oportunidades de colaboração com a ANTAQ e está otimista em relação aos benefícios que essa parceria trará para o desenvolvimento econômico e infraestrutural do Acre no setor de transportes aquaviários.