AGEAC Participa de Reunião de Alinhamento para Plano Estratégico em Resposta à Estiagem do Rio Acre

Em decorrência da severa estiagem que atinge Rio Branco e do recente decreto de Situação de Emergência assinado pelo Prefeito Tião Bocalom, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) participou de uma reunião de alinhamento para elaborar um plano estratégico. O encontro, realizado na sede do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), contou com a presença de diversos órgãos, incluindo o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a Defesa Civil do Estado e do Município.

Discussão de Ações Emergenciais e de Longo Prazo

Durante a reunião, foram abordadas medidas de curto prazo e estratégias de longo prazo para melhorar o meio ambiente e reduzir os impactos da seca. Entre as ações imediatas discutidas estão o fornecimento de água em áreas afetadas e a perfuração de poços para assegurar o acesso a água potável. Anualmente, o Rio Acre enfrenta uma ameaça iminente de seca, devido a fatores climáticos como a falta de chuvas.

Em 2024, essa preocupação é ainda mais crítica, com o rio atingindo níveis historicamente baixos, atualmente em 1,78 metros, próximo ao recorde dos últimos 52 anos, quando em 2 de outubro de 2022, registrou 1,25 metros. Além disso, foram exploradas ações para evitar futuras crises de água, como a preservação dos recursos naturais, a revitalização de nascentes e a adoção de tecnologias sustentáveis para promover o uso eficaz da água.

Colaboração Interinstitucional

A colaboração entre as diversas instituições presentes é essencial para enfrentar a crise hídrica de maneira eficaz e coordenada. “A união de esforços entre órgãos municipais, estaduais e entidades de fiscalização é fundamental para que possamos responder de forma rápida e eficiente à emergência atual e prevenir problemas futuros,” afirmou a Secretária Executiva da AGEAC, Ana Paula Macêdo de Lacerda.

Compromisso com a Sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente foi um dos pontos centrais da reunião. As ações planejadas visam não apenas resolver os problemas imediatos causados pela estiagem, mas também promover uma gestão ambiental que garanta a resiliência da região frente a futuros desafios climáticos.

Com essa reunião, a AGEAC e os demais órgãos envolvidos demonstram seu empenho em enfrentar a crise hídrica de Rio Branco e trabalhar juntos para a construção de um futuro mais sustentável e seguro para toda a população.