AGEAC Participa de Ação de Inclusão para Pessoas com Deficiência em Rio Branco

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) participou neste sábado, 25 de maio, da “Ação do Bem-Estar e Inclusão da Pessoa com Deficiência,” realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC) em Rio Branco. O evento, que ocorreu das 7h às 17h, teve como objetivo concentrar diversos serviços especializados em um único local, atendendo às necessidades das pessoas com deficiência (PCDs) do estado.

A estimativa de atendimento era para mais de 600 pessoas, contactadas por meio de 12 associações: FEABC, CONEDE-AC, CMDPD-RBCO, ASSACRE, ADEVI, MORHAN, APAE, MORHA, ASPEEACRE, CAPEDAC, AFIBRAC e APA. De acordo com informações do presidente da FEABC, o atleta cadeirante Frank Brito, a necessidade da ação se deve aos grandes desafios que os PCDs enfrentam para ter acesso a esses serviços no setor público.

“Falo com conhecimento de causa porque também sou PCD e vivo essa realidade. Quero agradecer a todas as instituições que aceitaram a parceria, sobretudo ao Governo. Vamos lutar para que o poder público inclua essa ação no calendário anual”, pontuou Brito.

Durante o evento, a AGEAC confeccionou e entregou dezenas de carteirinhas intermunicipais de forma gratuita aos presentes, predominantemente PCDs e idosos. Esta ação visa melhorar significativamente a mobilidade e a integração desses grupos na sociedade.

O evento também teve a colaboração de diversas secretarias e órgãos governamentais, como SESACRE, SEE Acre, SEET Acre, SEGOV, SASDH, FEM, SEICT, OCA, SEMSA e a Prefeitura de Rio Branco. Essas entidades trabalharam em conjunto para oferecer uma ampla gama de serviços médicos, educacionais, culturais e de assistência social, todos voltados para melhorar a qualidade de vida das PCDs.

O presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão, destacou a importância da iniciativa: “O compromisso da AGEAC é garantir a inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos. Hoje, temos a satisfação de contribuir com esta ação social ao fornecer carteirinhas intermunicipais gratuitas, facilitando a mobilidade e acesso aos serviços para as pessoas com deficiência e idosos do nosso estado. Continuaremos a apoiar iniciativas como esta, que promovem o bem-estar e a inclusão social.”

A participação da AGEAC e de outras entidades nesta ação social evidencia o impacto positivo de esforços colaborativos na promoção do bem-estar e da inclusão, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos recursos necessários para uma vida digna e plena.