AGEAC Impulsiona Inovação e Sustentabilidade no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) participou do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, realizado nos dias 07 a 09 de maio, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em São Paulo (SP). Um dos pontos de destaque desta primeira edição foi a participação de palestrantes internacionais de renome, vindas de países como Espanha, Portugal e Peru, que compartilharam suas experiências e percepções para enriquecer os debates com os profissionais brasileiros.

O evento combinou dois importantes encontros em uma iniciativa única, o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde

O objetivo central do evento foi explorar soluções inovadoras para os desafios contemporâneos enfrentados pelas cidades em relação aos resíduos sólidos, transformando-os em oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Durante as palestras, mesas-redondas e workshops, os participantes debateram estratégias para lidar com a crescente quantidade de resíduos gerados nas áreas urbanas, buscando promover a conscientização e a adoção de práticas mais eficientes de gestão de resíduos.

Destacando-se como referência no segmento, o servidor da AGEAC, Júlio Cesar Pinho Mattos, que foi convidado a participar como palestrante e moderador. Sua presença no congresso foi fundamental para compartilhar experiências e clareza sobre a regulação dos serviços públicos relacionados aos resíduos sólidos, consolidando sua posição como uma autoridade no assunto não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.

Durante o Congresso, o moderador Júlio Cesar Pinho Mattos, Chefe do Setor de Regulação dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos da AGEAC / CTRS ABES Região Norte, liderou discussões sobre experiências internacionais de regulação no setor.

Entre os temas abordados estiveram a implementação de políticas públicas eficazes, a utilização de tecnologias inovadoras, a promoção da economia circular e a gestão adequada dos resíduos de saúde. Além disso, foram discutidos casos de sucesso e experiências internacionais, visando inspirar ações concretas que possam ser aplicadas em diferentes contextos urbanos ao redor do mundo.

O evento também serviu como um importante espaço de networking e colaboração, permitindo que os participantes compartilhassem conhecimentos, experiências e boas práticas. A troca de ideias entre os envolvidos, contribuindo para o enriquecimento do debate e para o fortalecimento de parcerias que podem impulsionar iniciativas futuras.

Partindo de um panorama dos resíduos na América Latina, os especialistas abordaram a gestão de resíduos sólidos e logística reversa, incluindo uma análise da Norma ABNT NBR 17100-1 (classificação de resíduos). Também foram pautas a experiência de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul – que enfrenta um dos maiores desastres ambientais de sua história com as fortes chuvas que atingem todo o estado – e a participação dos Catadores como atores da economia circular.

“Este congresso foi muito importante para a agência, para entender os avanços das políticas públicas. A regulação, assim como o controle externo, são caminhos coincidentes para o desenvolvimento socioambiental das cidades e do planeta. Entendendo a partir deste evento que temos muito trabalho pela frente, mas as primeiras passadas estão sendo efetuadas. Uma regulação forte reflete na melhoria dos serviços, que melhoram a qualidade de vida, a preservação ambiental, a saúde pública e as cidades nos aspectos de limpeza e de práticas sustentáveis das gestões integradas dos resíduos sólidos”. comentou o servidor da AGEAC, Júlio Cesar Pinho Mattos.

Na foto o Dr. Júlio Cesar Pinho Mattos; a Gerente de Regulação de Resíduos Sólidos e Drenagem da Agência Reguladora do Estado de São Paulo, Danielle Christine Ramos Lodi, e o Diretor da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul, Demétrius Jung Gonzalez .