AGEAC e DNIT alinham estratégias para construção do Porto IP4 em Cruzeiro do Sul

Na manhã desta terça-feira, (07/05), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/AC) promoveram uma reunião estratégica para discutir o início do projeto Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) em Cruzeiro do Sul.

Sob a supervisão do Ministério dos Transportes e Portos, o DNIT está encarregado da construção desses portos, por meio de suas Administrações Hidroviárias (AH), enquanto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a AGEAC serão responsáveis por regular e fiscalizar suas operações, garantindo segurança e conformidade.

A IP4 visa fornecer segurança e eficiência nas operações de transporte hidroviário para os municípios ribeirinhos, conforme estabelecido pela Lei 12.815/2013. Além de atender às necessidades de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias essenciais, como medicamentos e alimentos, a infraestrutura portuária promete benefícios significativos para os municípios vizinhos, como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Este projeto está em fase de planejamento e será essencial para fortalecer a integração logística do Acre, facilitando o comércio e impulsionando o desenvolvimento regional de forma sustentável.

Principais benefícios do IP4 para a população:

•Assegura o embarque e desembarque, com segurança, de passageiros e cargas, independentemente dos regimes hídricos;
•Gera empregos na construção, operação e manutenção das IP4 dentro da região;
•Possibilita o fornecimento de alimentos, bens e serviços em geral à comunidade ribeirinha;
•Reduz as perdas da produção agrícola e do pescado ao disponibilizar fábrica de gelo, armazém de carga e agilizar o transporte;
•Reduz os custos logísticos de transporte fluvial para empresas de navegação e usuários ribeirinhos.

O superintendente regional do DNIT, Ricardo Augusto, expressou sua satisfação com a presença do presidente da AGEAC, ressaltando a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento do Acre, especialmente no setor de navegação. Augusto destacou a determinação em fortalecer essa parceria com a Agência Reguladora, e buscar apoio em Brasília para avançar no projeto.