Ageac, Deracre e Saneacre: Parceria Eficiente na Recuperação das Vítimas da Inundação em Xapuri

Em resposta à recente inundação que assolou o município de Xapuri, o Governo do Estado do Acre, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), intensificou os esforços de limpeza nas áreas afetadas, em parceria com a prefeitura local.

A ação de higienização está sob a coordenação conjunta da Deracre e Saneacre, onde caçambas e caminhões-pipa estão sendo empregados para as atividades de limpeza urbana, visando restabelecer as condições adequadas para o retorno das famílias às suas moradias. O Deracre disponibilizou equipamentos como patrol, carro-pipa e caçamba, em colaboração com a prefeitura de Xapuri, para auxiliar as famílias e realizar a limpeza pesada, e o Saneacre, abastecimento de água para limpeza das vias públicas e das residências.

O Saneacre, por sua vez, desempenha um papel crucial, fornecendo abastecimento de água essencial para a limpeza das vias públicas e das residências, contribuindo assim para a revitalização do ambiente urbano.

Caminhão pipa do Saneacre atuando na operação de limpeza do hospital de Xapuri.

A Ageac, que começou suas atividades na cidade na semana passada, focou em fornecer apoio às famílias afetadas. Sua presença foi crucial para coordenar o transporte dos pertences dos desabrigados, no resgate, assistência nos abrigos e apoio aos moradores que decidiram ficar em casa.

Agora, com a diminuição do nível da água, a organização está ajudando as comunidades a retornarem para suas casas. Além de ajudar na distribuição de doações, cestas básicas e produtos de limpeza enviados pelo Governo Estadual em conjunto com a Prefeitura.

Luís Almir Brandão, presidente da AGEAC, demonstrou engajamento desde o início das enchentes, colaborando ativamente com a população, a Defesa Civil municipal e o corpo de bombeiros. Sua liderança direcionou os servidores da Agência na prestação de serviços à comunidade durante esse período desafiador.

O presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão, prestando assistência a um dos abrigos de Xapuri com sua equipe de fiscalização, juntamente com Capitão Farias do Corpo de bombeiros de Xapuri.

A atuação ativa da Ageac, Deracre e Saneacre, em conjunto com a prefeitura local, é crucial para assegurar o bem-estar e a recuperação das famílias afetadas pela enchente do Rio Acre. A união de esforços evidencia como, coletivamente, podemos superar adversidades, proporcionando alívio e esperança para todos os envolvidos.