AGEAC Avança na Implantação de Portos Públicos de Pequeno Porte no Acre

Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deram um passo significativo rumo ao desenvolvimento do Projeto de Implantação dos Portos Públicos de Pequeno Porte (IP4). O encontro, realizado de forma virtual através da plataforma Microsoft Teams, contou com a presença do presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão, e do Coordenador-Geral de Obras Aquaviárias do DNIT, André Martins, na última sexta-feira, 5 de junho de 2024.

Durante a videochamada, foram discutidos detalhes cruciais para o avanço do projeto, visando melhorias na infraestrutura aquaviária da região, destacou-se a importância dos portos para melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha e impulsionar a viabilidade econômica da região. Os municípios selecionados para receber esses portos são Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, locais onde o transporte depende majoritariamente de barcos ou pequenas aeronaves.

Esta fase do projeto focou na possibilidade de inclusão dos IP4 no Termo de Referência do DNIT, com o objetivo de
iniciar tratativas com parlamentares do Acre.

A equipe do DNIT foi convidada a visitar a AGEAC e os municípios mencionados no projeto para realizar inspeções técnicas e avaliações in loco. O presidente da AGEAC, Luís Almir Brandão, enfatizou a importância dessa continuidade, destacando o compromisso da agência em colaborar com todas as partes envolvidas para garantir que o projeto se concretize.

Os municípios selecionados para receber esses portos são; Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, locais onde o transporte depende majoritariamente de barcos ou pequenas aeronaves.

O projeto IP4 ganha apoio do deputado federal Coronel Ulysses (União), o qual tem sido fundamental para impulsionar a iniciativa. Com grande interesse em ver o projeto sair do papel, o deputado está trabalhando em estreita colaboração com a AGEAC para assegurar o avanço das próximas etapas.